Ding Liren é o novo campeão mundial de xadrez!

O jogador chinês vence o russo, Ian Nepomniachtchi, no desempate por semirrápidas, depois dos 14 jogos em clássicas terem terminado com um resultado empatado. Foram 3 semanas muito intensas com vários jogos memoráveis.

Ding torna-se assim o primeiro jogador da China a receber o título de campeão mundial absoluto de xadrez. Junta-se assim às já várias campeãs mundiais femininas chinesas. Neste momento, tanto a campeã e o campeão mundiais vêm deste país.

A componente clássica esteve recheada de jogos fabulosos. Destes, 6 tiveram resultado positivo. O primeiro a marcar foi Nepo, no segundo jogo, de pretas. Ding empata ao 4º jogo, de brancas, e os próximos três jogos seguintes são decisivos. 3 a 2 para o jogador russo até à ronda 12, quando o jogador chinês consegue empatar o match. Seguem-se dois empates no jogo 13 e 14. Ficam de seguida estes 14 jogos.

Foi por isso necessário recorrer ao desempate por semirrápidas. Jogaram-se 4 jogos no ritmo de 25 minutos + 10 segundos de incremento. Os primeiros três terminaram empatados com Ding a vencer o 4º e assim se sagrar campeão mundial.

[FIDE]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *