1 – O que é a Associação de Xadrez de Lisboa?
A Associação de Xadrez de Lisboa (AXL) é uma associação sem fins lucrativos constituída pelos clubes filiados na Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com sede no distrito de Lisboa. Por delegação da FPX, tem a responsabilidade de organizar o calendário competitivo da modalidade ao nível distrital bem como promover, desenvolver e apoiar o xadrez nesta região. Fundada oficialmente em 27 de Março de 1954 como Associação de Xadrez do Sul de Portugal, ganha a designação e âmbito geográfico atual em 1975.
2 – Como posso fazer parte da AXL?
Apenas podem fazer parte da AXL clubes desportivos com sede no distrito de Lisboa. Estes clubes integram automaticamente a Associação no momento em que concluam o processo de filiação na FPX. Poderão ser aceites associados honorários, como indicado nos Estatutos da AXL, as pessoas ou entidades que, à causa do Xadrez, tenham prestado relevantes serviços e, como tais, venham a ser reconhecidos pela Assembleia Geral.
3 – Como se filia um clube na FPX e quanto custa?
Para filiar um Clube na FPX é necessário apresentar a documentação relativa à sua criação e funcionamento legal, nomeadamente, a publicação dos estatutos do clube em Diário da República, a identificação dos titulares dos órgãos sociais ou equivalente, com datas das eleições, duração do mandato e cópia da ata da tomada de posse, e ainda uma cópia do cartão de identificação de pessoa coletiva. A filiação de um Clube requer que em simultâneo sejam filiados, pelo menos, 8 jogadores. É necessário também proceder ao pagamento de uma taxa de filiação de, na época de 2021/22, 40 euros, metade deste valor para primeiras filiações. A filiação tem a validade de uma época desportiva. Mais informação no site da FPX aqui.
4 – Como se filia um jogador na FPX e quanto custa?
A filiação de jogadores é feita pelo respectivo clube através da plataforma de inscrições online criada pela FPX para o efeito – https://clubes.fpx.pt/. A taxa de filiação de um jogador adulto é de 16 euros e metade deste valor para primeiras filiações. As filiações individuais são possíveis, sendo os filiados associados à associação territorial da área de residência pré-definida, podendo participar nas competições Distritais/Regionais individuais locais e nacionais. Mais informação no site da FPX aqui.
5 – Cidadãos estrangeiros podem ser filiados?
Sim e podem participar nas competições nacionais, distritais/regionais, embora não lhes seja concedido o título de campeão nacional, distrital/regional no caso de vencerem a respectiva competição.
6 – Qual o período de uma época desportiva?
Uma época desportiva tem a duração de um ano completo, iniciando-se a 1 de Outubro e finalizando a 30 de Setembro do ano seguinte.
7 – Que tipo de competições existem?
As competições no xadrez podem ser de diversos tipos dependendo do âmbito geográfico, do ritmo de jogo, se são individuais ou por equipas, escalões etários, o modo de emparceiramento e outras características.
Normalmente, designam-se por Campeonatos aquelas competições que atribuem um título de campeão e que são organizadas pelas instituições que atribuem esse título. Assim, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) organiza os campeonatos que atribuem títulos de campeão mundial, a FPX os campeonatos que atribuem títulos de campeão nacional de Portugal e a AXL os que atribuem título de campeão distrital de Lisboa.
Designam-se por Torneios as competições que não atribuem título de campeão. Estes podem ser abertos em que qualquer pessoa pode participar, normalmente designados por Open, ou fechados, onde os participantes são convidados pela organização do mesmo.
Os modos de emparceiramento mais habituais são:
- Sistema de todos-contra-todos, também conhecido pela expressão inglesa roundrobin – como o nome indica, todos os jogadores fazem pelo menos um jogo contra cada um dos outros participantes no evento. É mais utilizado em torneios fechados, com poucos participantes
- Sistema Suíço – neste sistema os jogadores são emparceirados consoante o número de pontos que têm em cada ronda do torneio; jogadores com o mesmo número de pontos jogam entre si. Inicialmente, os jogadores são alinhados por pontuação Elo (ver no ponto 12 o que é) e a metade de cima joga sempre com a metade de baixo.
8 – Que ritmos de jogo existem?
Um jogo de xadrez pode ser disputado com diferentes tempos de reflexão. Neste sentido, as competições dividem-se em:
- Clássicas, quando as partidas têm uma duração superior a 60 minutos para cada jogador,
- Semirrápidas, quando as partidas têm uma duração entre 10 e 60 minutos para cada jogador, e
- Rápidas, quando as partidas têm uma duração inferior a 10 minutos.
Nos campeonatos distritais, o ritmo de competições clássicas normalmente usado é de 90 minutos de reflexão para cada jogador com um acréscimo de 30 segundos por cada lance jogado – 90’+30’’. Nas competições de semirrápidas, utiliza-se os 15 minutos mais 10 segundos de incremento por lance para cada jogador – 15’+10’’, ou mesmo 10’ + 5’’. Nas rápidas, o tempo de jogo é normalmente 3’ + 2’’.
9 – Que categorias de competições existem?
Utiliza-se o termo campeão absoluto para designar o vencedor de um campeonato ou torneio independentemente da categoria ou escalão a que pertence. As categorias oficiais são:
- Femininos
- Veteranos – com duas sub-categorias: +50 jogadores maiores de 50 anos e +65 jogadores maiores de 65 anos de idade.
- Jovens – com 7 escalões de idade: sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16, sub 18 e sub 20.
10 – Qual a diferença entre competições individuais e por equipas?
Nas competições individuais, conta apenas o desempenho de cada jogador ao longo da prova para determinar a classificação final.
Nas competições por equipas, o resultado obtido no encontro entre equipas é que conta e não o resultado individual. Num encontro de equipas participam 4 jogadores de cada equipa, que jogam entre si um jogo cada um. O resultado dos 4 jogos dita o resultado do encontro. Por exemplo, 4 vitórias significaria uma vitória dessa equipa por 4-0, 2 vitórias e 2 derrotas significaria um empate por 2-2. A margem mínima de vitória seria obter duas vitórias em dois tabuleiros e um empate noutro, ou seja, dois pontos e meio. Uma equipa pode ser constituída por mais do que 4 jogadores embora em cada encontro de equipa só joguem 4 jogadores escolhidos pelo treinador ou capitão de cada equipa.
Também existem competições individuais mas com um prémio especial atribuído ao clube com o melhor desempenho no cômputo individual dos seus, normalmente, quatro melhores classificados do torneio.
11 – Gostaria de participar num torneio de xadrez. Sou obrigado a estar filiado?
Para participar em torneios homologados pela FIDE, que representam a grande maioria dos torneios realizados, é necessário estar filiado. No entanto, vários clubes e escolas de xadrez têm torneios abertos em que não é necessário estar filiado. Os organizadores destes eventos normalmente fazem referência a esse facto.
12 – O que é a pontuação ELO e como se obtém?
A pontuação Elo é um sistema que se usa para determinar a força relativa dos jogadores que foi desenvolvido pelo físico Húngaro Arpad Elo. Um Elo mais alto significa uma força de jogo maior. Todos os meses uma nova lista de Elo é publicada pela FIDE que atualiza as pontuações de cada jogador, através do cálculo das pontuações dos adversários com que jogaram no mês anterior.
Para se obter uma pontuação de Elo pela primeira vez, é preciso participar em torneios homologados pela FIDE, fazer um número mínimo de 5 jogos contra adversários já com uma pontuação Elo e obter pelo menos um empate nesses jogos para ter uma performance válida para Elo.
Para saber mais sobre este assunto podem consultar o Manual da FIDE, parte B – Comissões Permanentes, Capítulo 2 – Regulamento de Pontuações, em https://handbook.fide.com/