Magnus Carlsen vence Mundial de Xadrez

Hoje, ao vencer a 11ª partida frente a Ian Nepomniachtchi, o norueguês sagra-se campeão mundial de xadrez pela 5ª vez consecutiva.

Num jogo em que Ian Nepomniachtchi necessitava de vencer para reter alguma esperança de levar o campeonato ao desempate por semirrápidas, o russo comete mais um erro num momento crucial, acabando por perder novamente. Com 4 vitórias, 7 empates e 0 derrotas, Magnus Carlsen consegue os 7,5 pontos necessários para terminar o encontro e reter o título de campeão mundial que conseguiu pela primeira vez em 2013 frente ao indiano Viswanathan Anand.

A abertura escolhida não satisfez os vários comentadores que acompanhavam o jogo. Ao contrário da última partida em que Nepo jogou de brancas e escolheu começar com 1. c4, onde conseguiu criar alguma tensão, o desafiante escolheu a sua jogada predilecta 1. e4. Por outro lado, a escolha da Partida Italiana foi vista como uma tentativa melhor do que a Espanhola para manter o jogo vivo a longo prazo.

No entanto, Carlsen conseguiu neutralizar metodicamente qualquer perigo e potencial agressivo na posição o que provavelmente conduziu ao desespero do seu adversário que assim cometeu o erro fatal. Ian, em vez de aceitar a posição empatativa que surgia, escolheu um lance que destruiu a sua posição e expôs o seu Rei a um ataque mortal. O Campeão Mundial, apesar de não fazer os lances mais corretos e que terminariam o jogo ali, conseguiu manter uma vantagem segura que converteu em vitória.

Depois de 49 lances, Nepomniachtchi aceita a derrota e congratula o campeão mundial.

Fonte: FIDE

Um comentário em “Magnus Carlsen vence Mundial de Xadrez”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *