Ju Wenjun defende o título de campeã mundial de xadrez feminino

A GM chinesa defendeu o seu título pela quarta vez, derrotando a sua compatriota Tan Zhongyi em 9 jogos, vencendo o match 6,5-2,5.

Formato do match

O match pelo título de campeã do mundo é constituído por 12 rondas de xadrez clássico – 90’+30” para as primeiras 40 jogadas, após o qual recebem mais 30 minutos -, disputadas entre a campeã do mundo (Ju Wenjun) e a candidata (Tan Zhongyi). A primeira jogadora a chegar a 6,5 pontos é campeã mundial, e caso o match termine 6-6, jogam-se jogos de desempate para determinar a campeã mundial. Os primeiros 6 jogos do match foram jogados em Shangai, e os últimos 3 em Chongqing – seriam no máximo 6, mas o match acabou após 9 partidas.

As jogadoras

O duelo entre as duas GMs chinesas prometia ser equilibrado, já que são as jogadoras n.º 2 e 3 da classificação mundial feminina (Ju nº2, Tan nº3). A atual campeã mundial já havia derrotado Tan no anterior encontro que lhe deu o título máximo do xadrez feminino – Tan foi campeã mundial no formato anterior de torneio, perdeu para a Ju quando o torneio passou para match. Por estes motivos, a GM Ju Wenjun era considerada ligeiramente favorita no duelo contra a compatriota.

Jogos 1 a 4

Os primeiros quatro jogos do mundial foram de acordo com o roteiro previsto para o match. Ambas as jogadoras ganharam uma partida com as peças brancas, depois de um primeiro jogo pacífico (vitória da Tan na 2ª partida, da Ju na 3ª). Ambas ganharam essas partidas explorando longos finais de partida, pressionando a adversária até esta errar.

As jogadoras cedo deixaram claro quais eram as aberturas preparadas com as suas equipas de apoio para o campeonato. Ju optou por jogar e4 ao primeiro lance, tendo sempre visto a resposta c5 no tabuleiro, a defesa siciliana. Por outro lado, Tan jogou quase sempre c4 como primeiro lance, variando ao oitavo jogo com 1. e4. Ju variou sempre as suas opções contra c4.

Ju Wenjun
Tan Zhongyi

No jogo 2, Tan Zhongyi pressionou o final de torres até Ju falhar no último lance do controlo de tempo (jogou 40. …Re8??, quando devia ter jogado 40. …b4+!, a dar o peão, mas oferecendo atividade à torre negra). No jogo 3, o erro decisivo de Tan foi 60. …Bc6?, que permitiu a entrada do rei branco na posição negra.

Jogos 5 a 9

Após um começo equilibrado, o desempenho da candidata, Tan Zhongyi, caiu a pique. Os jogos 5, 6, 7 e 8 foram todos a favor da campeã do mundo – situação rara em campeonatos do mundo. A melhor comparação recente é o match Carlsen-Nepomniachtchi que, depois do longo duelo no jogo 6, acabou com vitória de Carlsen. Após esta derrota, o nível de jogo do jogador russo diminuiu imenso.

No jogo 5, a candidata cometeu algumas imprecisões na abertura, início do meio jogo, dos quais nunca chegou a recuperar. As partidas 6, 7 e 8 voltaram a ser ganhas graças à qualidade de jogo da Ju Wenjun no meio-jogo tardio, entrada para o final de partida. Aqui, a candidata ao título simplesmente nunca teve argumentos – não conseguiu obter nenhum tipo de resultado positivo ou igual, independentemente da cor das suas peças.

A transmissão pode ser acompanhada em diversos canais e sites de xadrez entre os quais o Lichess, que deixamos abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *