Triunfo Indiano com Vidit e Vaishali a vencerem o FIDE Grand Swiss.

Terminou este domingo a prova que dava acesso ao torneio de candidatos absoluto e feminino para os dois jogadores no topo da classificação final.

Chegou ao fim o FIDE Grand Swiss que decorreu entre 23 de Outubro e 6 de Novembro na ilha de Mann, território que é uma dependência da coroa britânica. O evento teve dois torneios que decorreram em simultâneo. O absoluto, que apuraria dois jogadores para o torneio dos candidatos, e o feminino que apuraria duas jogadoras para o torneio de candidatas femininas. Estes torneios de candidatos vão acontecer em 2024.

Na última ronda do torneio absoluto, os líderes enfrentaram jogadores com menos pontos, forçando os perseguidores a correr riscos para alcançar os que seguiam na frente. Esta situação refletiu-se na escolha das aberturas em quase todos os tabuleiros.  Vale a pena sublinhar que entre o trio de líderes Andrey Esipenko tinha o melhor tie-break, seguindo de Hikaru Nakamura e de Vidit Santosh Gujrathi. Nakamura empatou no 1º tabuleiro, garantindo um lugar no torneio dos candidatos, ao passo que na 3ª mesa, Esipenko tem uma penosa derrota frente a Giri que deitou por terra as suas hipóteses de qualificação. Vidit no 2º tabuleiro conseguiu uma vitória em grande estilo e estará mesmo entre a nata do Xadrez mundial, que irá apurar o desafiante ao título de campeão do mundo. Uma vitória incrível, e impressionante, tendo em conta que perdeu o primeiro jogo, o que mostra bem o seu espírito de lutador.

Fonte: FIDE, Wikipedia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *