O calendário para a época desportiva 2021/22 já está publicado e pode ser consultado em detalhe aqui. Com o novo site, vai ser mais fácil saber quando há torneios e toda a informação relativa a eles. A visualização de eventos pode ser feita no formato de lista, mês ou dia, conforme se deseje.
Apesar de alguma informação já estar colocada, ela poderá sofrer alterações. A própria data e horário, caso se verifique estritamente necessário podem ser modificados. Evidentemente, é do interesse da Direção da AXL não fazer grandes alterações pois compreende-se os transtornos que isso pode causar aos participantes.
Quem quiser pode também baixar em formato pdf o calendário desportivo completo abaixo.
Novidades
As grandes novidades para esta época são o regresso da Taça da AXL, mais conhecida como Taça de Lisboa, a introdução de uma 2ª divisão do Campeonato Distrital de Clássicas por Equipas, o regresso ao ritmo de 15’+10” para os Distritais de Semirrápidas, e a realização de um Open da AXL em cada formato no final da época.
Enquanto Direção da AXL, parece-nos que o regresso da Taça da AXL é um sinal importante de um também regresso a uma atividade regular do xadrez em Lisboa. Depois de três épocas sem a conseguir realizar ou terminar, por motivos conhecidos, é com grande entusiasmo que voltamos a programar esta importantíssima prova por equipas do nosso calendário. Está previsto decorrer no sistema suíço a 7 rondas no ritmo 90’+30”.
A introdução da 2ª divisão do Campeonato Distrital de Clássicas por Equipas está relacionada sobretudo com o número elevado de equipas participantes nos últimos anos. Parece-nos que a prova ficará mais equilibrada se as equipas forem divididas em dois grupos distintos. A 1ª divisão vai assim ficar limitada a 8 equipas, sendo que cada clube poderá apresentar uma, dando-se prioridade aos clubes que participaram na última época desportiva nesta prova, embora o modelo de seleção ainda não esteja decidido. Esta divisão será disputada no sistema de todos-contra-todos a 7 rondas no ritmo 90’+30”. A 2ª divisão não tem limite de equipas e cada clube pode inscrever mais do que uma equipa se assim o desejar. Será disputada no sistema suíço até 7 rondas com o mesmo ritmo de jogo. Ambas as provas terão como local de cada encontro a sede da equipa de brancas no 1º tabuleiro. Previsivelmente, a última ronda será em concentrado num local ainda a definir.
As provas de semirrápidas passam todas a ser disputadas no ritmo de 15’+10” por jogador, o que significa que passam a ser provas que ocupam um dia inteiro, com rondas de manhã e à tarde. Julgamos que deste modo a diferenciação entre os três ritmos de jogo se torna clara – passamos a ter provas que se disputam ao longo de vários dias, no ritmo de clássicas, provas que têm a duração de um dia inteiro, no ritmo de semirrápidas, e provas que duram uma manhã ou uma tarde, no ritmo de rápidas.
Por fim, a organização de um Open no final da época em cada ritmo de jogo é uma prova extra para dar uma última oportunidade a todos de jogarem antes de irem de férias. Estes Open estarão abertos a todos os jogadores filiados pela AXL ou não, o que significa que os jogadores de Lisboa têm uma oportunidade de ouro de medir forças com jogadores de outros distritos e até de outros países, e vice-versa!
Desejamos a todos os clubes e jogadores do distrito de Lisboa uma época repleta de sucessos, com muitos e bons jogos!,
A Direção da AXL