O Campeonato Mundial de Xadrez Rápidas de 2023, que decorreu em Samarcanda, Usbequistão, terminou de forma emocionante, com Magnus Carlsen a conquistar o seu 7º título Mundial de Rápidas, garantindo o seu 17º título Mundial. Na categoria feminina, Valentina Gunina esteve imparável e conquistou o seu 2º título neste rimo de jogo.
Carlsen ganha o título com 16 pontos em 21 jogos, ficando Daniil Dubov em 2º lugar, apenas meio ponto atrás do norueguês, e Vladislav Artemiev, líder no primeiro dia e que esteve na frente durante a maior parte do segundo dia, acabando na terceira posição com 15 pontos.
Valentina Gunina dominou a componente feminina e terminou com 14 pontos em 17 jogos. Já a ex-campeã mundial Alexandra Kosteniuk conquistou o 2º lugar com 13,5 pontos, seguida pela chinesa Zhu Jiner, em terceiro, com 12,5 pontos.
Na conferência de imprensa após o fim da competição, o cansaço dos dois vencedores era evidente.
“Honestamente, sinto-me muito cansado neste momento”, disse Carlsen, acrescentando que “a sensação de felicidade virá mais tarde”. Valentina Gunina – que não conseguiu conter as emoções depois de vencer sua última partida de rápidas – concordou com Carlsen.
Fonte: FIDE