Ju Wenjun, de 32 anos, venceu pela quarta vez o título mundial, depois de uma vitória decisiva no 12º jogo do match contra a desafiante Lei Tingjie, de 26 anos.
Após esta conquista, Ju alcança o record da sua compatriota Hou Yifan, que também foi coroada em quatro ocasiões.
O Presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) Arkady Dvorkovich felicitou Ju pelo seu feito: ”Vencer o título mundial é um enorme sucesso, mas fazê-lo pela quarta vez consecutiva como Ju Wenjun o fez, é algo mais que isso. Parabéns Ju pela sua vitória e também parabéns Lei por proporcionar uma grande luta. O mundo do Xadrez teve outro memorável evento, é ótimo ser testemunha disso”
Apesar de ter assumido a liderança no jogo 5, Lei Tingjie sofreu uma derrota no jogo 8, e de certa forma os seus índices de confiança baixaram. No último jogo do match a jogadora perdeu o meio-jogo e a adversária, sem pressa melhorou a posição até “força-la” a desistir.
No entanto, mesmo com esta derrota, Lei fez História como uma das mais fortes desafiantes do título mundial, e pode vir ao lutar novamente pela coroa. “Eu estarei de volta” disse Lei. A jogadora manteve o match empatado até ao último jogo, trazendo muitas surpresas para o tabuleiro, mostrando uma excelente preparação nas aberturas e também evidenciando grande habilidade tática.
Na primeira entrevista, depois de ter garantido a manutenção do título mundial, Ju Wenjun mostrou-se surpreendentemente calma. “Estou animada, mas também aliviada por finalmente ter acabado. Isto é muito emocionante para mim” disse, ainda que sem mostrar muita emoção.